quarta-feira, 19 de outubro de 2011

"FIADO SÓ AMANHÃ"

Me lembro que na padaria onde minha mãe comprava pães, isso lá na minha distante infância, havia uma placa bem ao lado do balcão que para mim parecia um mantra.
Nela se lia: "FIADO SÓ AMANHÃ"
Aquilo me intrigava bastante pois em minha cabeça de criança o amanhã nunca chegaria...
Não seria mais fácil escrever em letras garrafais: ^"NÃO VENDEMOS FIADO!"?
Mas minha alma de criança ingênua ainda não captava as sutilezas da comunicação nem os artifícios passíveis a ela.
"FIADO SÓ AMANHÃ" era uma maneira delicada do seu Manoel, o padeiro, dizer que ali não era a Cruz Vermelha, para fazer doações. Vejam só que nível de cortesia e cuidado extremo para não ofender a quem quer que seja.
Porque me lembrei da "padoca" do seu Manoel?
Simples, é que da mesma forma que havia "sabichões" que queriam provar das maravilhosas guloseimas que seu Manoel fazia, existem aqueles que se aproximam de nós, artistas gráficos, ilustradores, etc. querendo provar de nossos "pães", sem dar nenhum vintém em troca.
Ainda não ficou claro? Putz, tá difícil...Vou explicar melhor:
O trabalho que executamos tem um custo tremendo para nós. Coloque tempo gasto, esforço mental e físico, isso mesmo, esforço físico ou você acha que ficar sentado por 10 horas diante de uma tela clara que faz os olhos arderem é fácil? E as costas, os ombros, o pulso, o tarso, metatarso e outro ossinho da mão que não me lembro mais o nome mas sinto doer toda vez que clico no mouse?
E o conhecimento adquirido para que pudéssemos desenhar com técnica, estilo e graça?
Quantos livros de arte precisamos comprar para aprender a desenhar? Aulas e mais aulas, exercícios, inspiração, transpiração, etc. etc. etc.
Então gostaria de fazer um apelo encarecido a você que fica frustrado toda vez que negamos uma "artezinha" de graça, a você que diz que seu sobrinho desenha igualzinho e que fará pra você algo muito melhor que nós.
A você que vai fazer um cartaz para divulgar seu evento de Fuscas e tasca um belo clipart do Word com aquele Cadillac 49 preto conversível (tudo a ver).
A todos aqueles que acham que nosso trabalho não tem tanto valor assim, deixo aqui uma lembrança:
DESENHO FIADO? SÓ AMANHÃ!

Texto: Maurício Morais

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os carros do Nelson Piquet - Parte 13

Fusca Beirute restaurante (1600 cc) - 1971

Fusca Camber (VW 1900 cc) - 1972

Fusca preto nº 13 IDEAL, teto rebaixado (VW 2000 cc) - 1972

Para saber a história desses Fuscas acesse o site Óbvio.